Durante o evento foi lançada a Agência de Notícias João Paulo II e eleita a nova equipe de coordenação do Regional
Pascom da Diocese de Campina Grande (PB) recebe placa indicativa da Sede da próxima edição do evento.
A cidade de Maceió se tornou sede do 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2, um evento promovido pela Igreja Católica para promover o diálogo entre fé e cultura, durante os dias 28 a 30 de outubro deste ano. Cerca de 400 pessoas de todas as 21 dioceses dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte participaram do Muticom que abordou sobre “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”.
Na abertura, a religiosa Joana Puntel, pós-doutora em comunicação, realizou a conferência sobre o tema geral e afirmou que falar de comunicação implica não somente acompanhá-la no mercado, mas também os paradigmas da cultura digital, sempre ressaltando a necessidade de ser artífice da evangelização nesta ambiência. Ao término de sua exposição, Ir. Puntel foi extremamente ovacionada pelos presentes.
O sábado foi reservado à participação de 14 oficinas que ocorreram simultaneamente, sendo assessoradas por diversos comunicólogos de todo o Brasil. O último dia foi dedicado à análise crítico-reflexiva nos oito seminários promovidos, onde os participantes discutiram sobre a importância da comunicação na Igreja em suas mais variadas formas de pastoral.
Ações de destaque
O 4º Muticom teve como um dos marcos principais o lançamento da Agência de Notícias João Paulo II, formada por correspondentes de todas as dioceses do Regional Nordeste 2. A iniciativa está sob a tutela de Mayara Renata, Assessora de imprensa da CNBB NE 2, com sede em Recife (PE), da jornalista Márcia Marques, Diocese de Campina Grande e do Seminarista e webdesigner Jerônimo Pereira, Alagoas.
O próximo Mutirão de Comunicação Regional será realizado em Campina Grande (PB) no ano de 2014. No mês de março de 2013 haverá reunião para definições sobre este evento e neste mesmo ano acontece o Mutirão de Comunicação Nacional na Arquidiocese de Natal (RN).
Durante reunião dos articuladores diocesanos foi eleita a nova coordenação da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 2, tendo a jornalista Márcia Marques da Diocese de Campina Grande (PB) como Articuladora geral e Sandra Cavalcante da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE) como Secretária. Dom Manoel Delson permanece como Bispo Referencial e Pe. Eduardo Tadeu ou Pe. Moisés fará parte da equipe como Membro do Conselho.
"Assumir o Regional é uma grande responsabilidade que a faço como muito carinho; pois há co-responsabilidades na articulação, já que irei trabalhar com muitas pessoas competentes, oriundas de realidades diversas. Sei que tudo irá dar certo por conta do amor visível das mesmas a esta missão”, relata a nova Articuladora.
No final de sua fala foi finalizado com o video enviado pelo Bispo de Campina Grande Dom Jaime Vieira, confira:
Assessoria de Imprensa do 4º Muticom Rodrigo Rios
Foto: Rayke Padilha.
A religiosa Joana Puntel abordou sobre a influência da cibercultura na evangelização promovida pela Igreja
A capital alagoana se tornou sede do 4º Mutirão de Comunicação, um evento promovido pela Igreja Católica para promover o diálogo entre a fé e a cultura. Tendo início ontem às 19h, a religiosa Joana Puntel, doutora em comunicação, realizou a conferência de abertura sobre o tema “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”.
Em sua fala, a comunicóloga afirmou que falar de comunicação implica não somente acompanhá-la no mercado, mas também os paradigmas da cultura digital. Realizando a ligação entre fé e razão, continuou “o fio condutor da nossa pastoral são as diretrizes que advém de nossa Igreja; nós somos chamados para o diálogo entre fé e cultura; e, nesse intercâmbio, é muito importante levar em consideração esses dois aspectos”. Ao término de sua exposição, Ir. Puntel foi extremamente ovacionada pelos participantes.
Estão presentes no Mutirão de Comunicação as 21 dioceses componentes do Regional Nordeste 2, compreendido pelos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Na solenidade de abertura, a mesa foi composta, além da conferencista da noite, por Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz, Bispo de Caicó e referencial para a Comunicação no regional, Pe. Eduardo Tadeu, coordenador da Pastoral da Comunicação em Maceió, Ir. Maria Élide Fogolari, Assessora da Pastoral da Comunicacão da CNBB, Cacilda Medeiros, jornalista articuladora da Pascom neste Regional.
O evento conta com cerca de 400 participantes. Hoje serão oferecidas 14 oficinas por diversos assessores especialistas em comunicação. O evento se encerrará ao meio dia do Domingo com o lançamento da Agência de Notícias João Paulo II, formada por correspondentes de todas as dioceses do Regional Nordeste 2.
Evento acontece no Colégio Santa Madalena Sofia, em Maceió.
Tem início hoje, na cidade de Maceió (AL) o 4º Mutirão Regional de Comunicação. O evento reúne agentes da Pastoral da Comunicação de todas as 21 dioceses dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Mergulhados no tema “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”, os participantes participam de 14 oficinas e oito seminários, onde trabalham a importância da comunicação na Igreja, nas mais variadas formas de ação.
A abertura acontece às 19h, no Ginásio do Colégio Santa Madalena Sofia, com a apresentação folclórica da região e com as palavras de boas vindas de um representante da arquidiocese de Maceió. Em seguida é realizada a conferência sobre o tema central do econtro, presidida pela irmã Joana Puntel, religiosa da Congregação das irmãs Paulinas, doutora em Comunicação pela Simon Fraser University (Vancouver, Canadá) e pós-doutora pela The London School of Economics and Political Science (Londres, Inglaterra). O 4º Mutirão Regional de Comunicação termina no domingo, 30.
Histórico
A Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza a cada dois anos o Mutirão Regional de Comunicação. O primeiro mutirão foi realizado em 2005, na arquidiocese da Paraíba. Em 2007, foi a vez da arquidiocese de Natal (RN) sediar o evento. Em 2009, a diocese pernambucana de Caruaru cedeu sua estrutura para abrigar os comunicadores cristãos do Regional.
A Pastoral da Comunicação do Regional NE 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza a cada dois anos o Mutirão Regional de Comunicação. O primeiro Mutirão foi realizado em 2005, na arquidiocese de João Pessoa. Em 2007, foi a vez da arquidiocese de Natal sediar o evento. Em 2009, a diocese pernambucana de Caruaru cedeu sua estrutura para abrigar os comunicadores cristãos do Regional Nordeste 2.
O 4º Mutirão Regional de Comunicação, promovido pelo Regional Nordeste 2, da CNBB, será realizado neste final de semana, do dia 28 ao dia 30 de outubro de 2011, no Colégio Santa Madalena Sofia, com o tema: “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”
A abertura ocorrerá na noite da sexta-feira, 28, no Ginásio do colégio, com a apresentação folclórica da região e com as palavras de boas vindas de um representante da Arquidiocese de Maceió. Em seguida, haverá a conferência sobre o tema central do 4º Mutirão de Comunicação, proferida pela Irmã Joana Puntel, religiosa da Congregação das irmãs Paulinas, doutora em Comunicação pela Simon Fraser University (Vancouver, Canadá) e pós-doutora pela The London School of Economics and Political Science (Londres, Inglaterra).
Já no sábado, 29, serão oferecidas 14 oficinas, simultaneamente, todas abordando temas relacionados à comunicação. No dia 30/10 (domingo), haverá, simultaneamente, oito seminários.
O evento está sendo organizado para todos os que se interessam pela comunicação, entre agentes pastorais, professores e estudantes de Comunicação Social, integrantes de Organizações Não-Governamentais, comunicadores populares e a sociedade em geral, dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte e Alagoas.