quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ano da Pessoa Idosa 2010-2011

                                        Ano da Pessoa Idosa



                      Ano Arquidiocesano da Pessoa Idosa


A Arquidiocese de Maceió convida a todos para participar da solenidade de abertura do Ano arquidiocesano da PESSOA IDOSA – 28.10. 2010 a 28.10.2011, a proclamação oficial será feita por Dom Antonio Muniz Fernandes, O.Carm., arcebispo metropolitano de Maceió no dia 28 de outubro às 18 horas durante a missa da PAZ na catedral metropolitana .

O Documento de Aparecida nos diz que “a Palavra de Deus nos desafia de muitas maneiras a respeitar e valorizar os mais velhos e anciãos. Convida-nos, inclusive a aprender deles, com gratidão e a acompanhá-los em sua solidão e fragilidade” (DA 448). Este é o convite que a arquidiocese de Maceió, Igreja Missionária e Samaritana nos faz! Como discípulos e missionários somos convidados a olhar de forma atenciosa e operosa para as pessoas idosas de nossas comunidades, a fim de buscar soluções concretas para que elas possam, com dignidade e esperança, viver a vida em abundância.


O ano da PESSOA IDOSA prevê além de celebrações religiosas, conferências, caminhadas, palestras e campanhas em favor da vida e da paz, e deve contar com a presença de diversos setores da sociedade ligados ao tema em questão. Segundo Dom Antonio Muniz, o objetivo central é promover a PAZ. Refletir, discutir e tomar ações para que pessoas idosas e também de todas as idades, vivam de maneira digna, com respeito a seus direitos e sempre observando as peculiaridades de cada faixa etária, promover o respeito à VIDA do nascer ao entardecer, o que pode contribuir em muito para a construção da PAZ.

É mais um grande passo ao lado das pessoas idosas na luta pelos seus direitos. O caminho mostra-se longo e árduo. Mas, acreditamos que a crescente organização política do idoso brasileiro pode pressionar governos e sensibilizar brasileiros de todas as idades. O futuro depende daquilo que construirmos desde agora. A última vez que ouve um ano dedicado a aos idosos foi em 1999 – Instituído pela ONU, agora a arquidiocese de Maceió vem ampliar o tema reconhecendo o fato de que a população está envelhecendo e que essa reflexão pode significar também uma possibilidade de amadurecimento dos atos e das relações sociais, econômicas, culturais e espirituais em geral. Que o Ano da PESSOA IDOSA colabore para a sensibilização das pessoas e da sociedade, em vista da necessidade de olhar para os envelhecidos com amor, na certeza de que a velhice não um peso, mas sim uma dádiva de Deus.

Fonte de Pesquisa http://www.arquidiocesedemaceio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário