sábado, 30 de abril de 2011

Consagração de Padre Francisco Falcão é realizada em Palmeira dos Índios

A consagração episcopal do capelão católico da Polícia Militar de Alagoas, José Francisco Falcão de Barros – nomeado pelo papa Bento XVI como Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil no último dia 16 de fevereiro – ocorreu na tarde de ontem, às 16h, dirigida pelo Bispo da Diocese de Palmeira dos Índios Dom Dulcênio acompanhada pelo arcebispo militar Dom Osvino, no Ginásio Poliesportivo do colégio Cristo Redentor, em Palmeira dos Índios, cidade onde o sacerdote coordenava os trabalhos como pároco na Paróquia São Vicente de Paulo.
Durante a cerimônia religiosa foi lida a Bula Papal, documento que significa o mandato apostólico conferido pelo Papa Bento XVI, e a entrega do livro dos Evangelhos. O padre recebeu ainda as três insígnias do ordinariato que são o Anel (significa a aliança de amor e fidelidade), a Mitra (lembra o Bispo e sua comunidade que devem viver em santidade e da beleza da alma) e por fim o Báculo ou Cajado (sinal distintivo do pastor e tem a incumbência de guardar o rebanho de seu Senhor).
A nova função do padre Francisco será em Brasília auxiliando o arcebispo nas atividades pastorais de um rebanho de mais de seis milhões de brasileiros, que envolve militares das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e das Forças auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militares) da ativa e da reserva e seus familiares, bem como civis que atuam em ambientes militares.

“Dom José Falcão, o Senhor nos orgulha pela relevância e sapiência demonstrada na condução dos trabalhos religiosos prestados no município de Palmeira dos Índios e na briosa Polícia Militar. Com certeza, o nosso Estado estará muito bem representado no Ordinariado Militar do Brasil”, enalteceu o governador de Alagoas, Teotônio Vilela.
Esta é a primeira vez que um representante da PM e de Alagoas assume o cargo. Pelo Ordinariado Militar do Brasil, a função corresponde à patente de general.
Para o comandante-geral da PM, coronel Luciano Silva, é motivo de orgulho para a corporação ter nos quadro efetivo um tenente capelão católico ordenado Bispo titular de Auguro e auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, responsável pela condução de mais de seis milhões de militares federais e estaduais. “Nós lhe desejamos muita sorte, felicidade e que conte sempre com a Polícia Militar de Alagoas. Esta ordenação traz uma imensa alegria para a PM, já que, em seus 179 anos de existência, representa um fato importantíssimo que marca a história da PM”, destacou o oficial.A próxima e última fase do processo para assunção do novo cargo será a posse canônica, que ainda não tem data definida, mas deve ocorrer na segunda quinzena de maio na Catedral Militar de Brasília. Após a posse, o bispo inicia a nova missão no Ministério da Defesa.
Estiveram ainda na cerimônia, o arcebispo de Maceió Dom Antônio Muniz, o arcebispo de Olinda Dom Fernando Saburibo além de bispos de outros estados, o Secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário César, o prefeito de Palmeira dos Índios, policiais militares de Alagoas e Sergipe, familiares do novo Bispo e milhares de fiéis.
                                                                  Perfil

O bispo Francisco Falcão foi ordenado há 20 anos e é natural do município alagoano de Paulo Jacinto. Desde 1993, ele coordena os trabalhos na Paróquia São Vicente de Paulo em Palmeira dos Índios como pároco. Ele se formou em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ) e possui Mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma, na Itália.
Ainda, é doutor em Direto Canônico também pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino. Atualmente, é membro do Conselho Presbiterial do Colégio dos Consultores e Capelão da Polícia Militar do Estado de Alagoas.

                                      
 
http://alagoascatolica.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário