quinta-feira, 23 de junho de 2011

Viva São João!!!

QUEM É


São João é o santo que mais se festeja na Europa.
São João era primo de Jesus e ganhou o nome de "baptista" porque baptizava as pessoas no rio Jordão, derramando-lhes água sobre as cabeças.
Grande crítico da política romana era adorado pelo povo e odiado pelo Rei Herodes, que o mandou decapitar, a pedido da sua enteada, Salomé.
O dia 24 de Junho foi consagrado a S. João pois crê-se que ele nasceu nesta data.
Apesar de ser o padroeiro de muitas terras, na noite de São João, a cidade do Porto é a que mais festeja!
Protector dos casados e dos enfermos, São João também é casamenteiro e, pela sua vida retirada, é ainda patrono dos monges.

A comemoração do seu nascimento é das mais ricas do calendário litúrgico, sendo o santo mais festejado no Brasil, onde se dá o nome de “festas juninas” à celebração dos três santos. A dedicação popular a São João é que nem sempre foi do agrado da Igreja, visto ser demasiado alegre para um santo que viveu tão afastado das coisas do mundo.

Segundo os registos do Cancioneiro Português, dos três santos: Santo António, S. João e S. Pedro, São João é o santo menos confiável, por causa da fama de sedutor.

"São João fora bom santo se não fora tão gaiato levava as moças para a fonte iam três e vinham quatro."


FESTAS E TRADIÇÕES


São João é o Santo mais festejado em todo o país. Pelo menos é o que nos diz o Cancioneiro Popular:

"Até os mouros na Mourama festejam o São João.
Quando os mouros o festejam que fará quem é cristão."
As festas em louvor de São João, que conservam grande parte da sua tradição original no Norte do país, e principalmente no Porto e em Braga, são de inspiração bastante mais pagã que as festas em louvor de Santo António ou mesmo de São Pedro.
De facto, estas festas lembram as festas solisticiais romanas, sobretudo se compararmos as danças em redor das fogueiras, onde são queimadas ervas aromáticas, nas orvalhadas, luminárias, balões ou mesmo nos banhos matinais típicos.

E, na noite de 23 para 24 de Junho, não há portuense que fique em casa.

Nas ruas, os foliões passeiam o alho-porro, os martelos de plástico, compram manjerico e comem sardinha assada. E é este espírito folião do povo que enche Junho no Porto.


Comidas típicas




O bolo de milho é uma receita tradicional no São João.Quem consegue resistir a um belo quentão na festa de São João? Não dá né? São muitas as tentações, fica difícil resistir tantas delícias nesta festa incrível!


São muitas as receitas para comemorar o São João em grande estilo, seja aquela receita de bolo de milho, canjica, cuzcuz, bolo de pinhão, cocada, batata doce e muitas outras delícias típicas de São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário