segunda-feira, 23 de maio de 2011

4º Multicom da Comunicação

A Pastoral da Comunicação do Regional NE 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza a cada dois anos o Mutirão Regional de Comunicação. O primeiro Mutirão foi realizado em 2005, na arquidiocese de João Pessoa. Em 2007, foi a vez da arquidiocese de Natal sediar o evento. Em 2009, a diocese pernambucana de Caruaru cedeu sua estrutura para abrigar os comunicadores cristãos do Regional Nordeste 2.


O 4º Mutirão Regional de Comunicação, promovido pelo Regional Nordeste 2, da CNBB, será realizado dia 28 a 30 de outubro de 2011, no Colégio Santa Madalena Sofia, o tema: “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”.

A abertura ocorrerá na noite do dia 28, no auditório do Colégio Marista de Maceió, com a apresentação folclórica da região e com as palavras de boas vindas de Dom Antonio Muniz, Arcebispo de Maceió. Em seguida, haverá a conferência sobre o tema central do 4º Mutirão de Comunicação.

Serão oferecidas 14 oficinas (29/10), simultaneamente, todas abordando temas relacionados à comunicação. No dia 30, haverá, simultaneamente, oito seminários.

O evento está sendo organizado para um público de 400 pessoas, entre agentes pastorais, professores e estudantes de Comunicação Social, integrantes de Organizações Não-Governamentais, comunicadores populares e a sociedade em geral, de Pernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte e Alagoas.Memória do 3º Mutirão de Comunicação:


O Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) realizou no fim de semana, dias 23 a 25, em Caruaru, PE, o seu 3º Mutirão de Comunicação (Muticom), com o tema “Processos de Comunicação e Evangelização”. O evento contou com a participação de 320 pessoas, de 18 arquidioceses e dioceses do Regional, além da arquidiocese da Bahia, Feira de Santana, Serrinha e Bonfim. O evento foi assessorado pela assessora da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social, da CNBB, irmã Elide Fogolari; o assessor de imprensa da Conferência, padre Geraldo Martins; e o coordenador geral do Mutirão Latinoamericano e caribenho de Comunicação, padre Marcelino Sivinski.

• Na abertura, foi ministrada uma palestra sobre o tema do Mutirão, proferida pelo padre Geraldo Martins. Na palestra, o assessor de imprensa da Conferência dos Bispos, depois de conceituar a comunicação e a evangelização, fez uma ligação entre os dois termos: “Sem a clareza do que seja evangelização, podemos comunicar sem evangelizar. E, se comunicamos de forma plena, então, estamos evangelizando, uma vez que somos capazes de penetrar o íntimo do outro, deixando-nos também habitar por seu saber”. E acrescentou: “Sempre que, através da comunicação, conseguimos promover o outro, ajudando-o em sua libertação, então, evangelizamos. Pela evangelização, através de uma comunicação perfeita, podemos levar o outro a fazer uma experiência de Cristo, conhecendo sua pessoa, sua vida, sua obra, sua doutrina e, livremente, aderir a Ele.”

No sábado, os participantes foram distribuídos entre as 12 oficinas oferecidas. No domingo, aconteceram quatro seminários: Leitura Crítica da Cultura Midiática, Mística do Comunicador Cristão, Novas Tecnologias: desafios e oportunidades para a Igreja, e Rádios Comunitárias: legislação e organização.

Na opinião de quem participou, o evento foi um espaço valioso para o crescimento da Pascom e da cada pessoa que lá esteve. “O Mutirão foi um momento muito importante não só para quem se inscreveu, mas para quem contribuiu com as assessorias nas oficinas. Eu, particularmente, fiquei muito feliz em contribuir com uma oficina, conhecendo gente, histórias, experiências, aprendendo junto, no mundo do rádio”, disse Nill Júnior, coordenador da Pascom na diocese de Afogados da Ingazeira (PE), assessor da Oficina de Produção de Programas de Rádio. Para a articuladora regional da Pascom, Cacilda Medeiros, a experiência dos mutirões, no Nordeste 2, está consolidada. “A feliz ideia de uma construção em comum de reflexões, grupos de trabalho, seminários, oficinas sobre comunicação sob um tema comum que norteie as discussões tem se revelado como oportuna e necessária”.

De acordo com o Plano Regional da Pascom, em 2010 serão realizados mutirões estaduais. “A realização de mutirões de comunicação por algumas dioceses, como Natal, Mossoró e Caicó, todas no Rio Grande do Norte, muito tem contribuído para o fortalecimento e crescimento da Pascom”, enfatiza Cacilda.

No encerramento, foi anunciado Maceió (AL) para sediar o 4º Mutirão de Comunicação do Nordeste 2, em outubro de 2011. Ainda não há temática definida.

Fonte: http://4muticom.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário