sexta-feira, 27 de maio de 2011

"O Clero esta em festa"

"Câmara Municipal de Maceió outorga título de cidadão e entrega comenda a Dom Antônio Muniz"


Também receberam o título de cidadão o Mons. José Augusto Silva Melo e o Cônego João José de Santana Neto


A Camara de Vereadores de Maceió através dos vereadores Galba Novaes e Fátima Santiago entregaram, na manhã desta sexta-feira (27), o Título de Cidadão Honorário de Maceió ao Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, Monsenhor José Augusto Silva Melo e o Cônego João José de Santana Neto, na mesma ocasião também foi outorgado a Comenda Selma Bandeira ao arcebispo de Maceió. Os títulos foram entregues pelo vereador Marcelo Malta um dos propositores da outorga dos títulos.

A solenidade foi marcada pela presença de diversas personalidades que representaram as mais variadas instituições do Estado, Município e União, como a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), a Secretaria Estadual da Paz (SEPAZ), a Secretaria Municipal de Ação Social, a Câmara Municipal de Maceió, seminaristas, religiosas e religiosas, membros do clero da Arquidiocese de Maceió, os capelães militares, os fieis católicos oriundos de várias comunidades paroquiais.

Com bastante eloqüência o vereador Marcelo Malta destacou que a entrega do Título de Cidadão Honorário concedido por ele aos padres é apenas uma formalização do que já é fato para os maceioenses. “São pessoas que desde cedo realizam ações em prol da cidadania e da igualdade social em Maceió. A entrega deste título ao Monsenhor José Augusto e Cônego João Neto é apenas a formalização do que já está gravado no coração da população de Maceió”, destacou. Salientou a notável capacidade intelectual dos homenageados, mas também que são “Homens de ação”.

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Novaes, relatou a felicidade em poder homenagear “Na verdade é uma honra para esta Casa Legislativa homenagear uma personalidade tão importante para Alagoas”. “Esta é uma oportunidade de reconhecer todo o trabalho executado por ele, para o povo de Maceió. Hoje, a Câmara de Maceió reconhece Dom Muniz como um verdadeiro cidadão maceioense e afirma que ele é filho da capital alagoana”, frisou.

Novaes ainda ressaltou o legado que Dom Muniz deixa para a comunidade. “Atualmente, sob coordenação de Dom Muniz, a Igreja vai até a comunidade, dialoga com o povo e executa ações beneméritas nas mais diversas comunidades. Seguindo o mesmo exemplo, ontem a Câmara de Maceió lançou o projeto Parlamento na Praça, e da mesma forma vai à comunidade para exercer cidadania. Acredito que este é o papel das Instituições: participar da reconstrução da sociedade e estar dia a dia dialogando com ela”. Novaes lembrou que a “Câmara é a caixa de ressonância da sociedade, por esta razão a concessão dos títulos, porque a sociedade já reconheceu.” Continuou dizendo, “D. Antonio sempre faz alerta os poderes constituídos deste estado, para que a sociedade nos veja como seus verdadeiros representantes.

Sem dúvida, a outorga desde títulos a membros do clero da Arquidiocese de Maceió é um reconhecimento do trabalho social e da defesa da vida da Igreja Católica no estado de Alagoas.

Comenda Selma Bandeira

A vereadora Fátima Santiago entregou a Comenda Selma Bandeira ao Arcebispo Dom Antônio Muniz. Segundo a parlamentar, a honraria tudo tem haver com o homenageado, uma vez que tal comenda contempla cidadãos “que muito tenham lutado pelas causas sociais, sempre a favor dos Direitos Humanos”. “Acredito que a referida comenda até chega atrasada, pela pessoa que Dom Antônio Muniz representa ao Estado. É uma pessoa a qual tenho forte admiração pela constante luta em prol dos mais carentes. D. Antonio me faz lembra a figura de D. Helder Câmara, que fez da Igreja a Igreja dos mais pobres” – ressaltou a parlamentar.

A Comenda Selma Bandeira foi instituída através do Decreto Legislativo nº 183 de 02 de abril de 1997. É conferida para personalidades, entidades e instituições nacionais ou locais, que tenham se destacado na luta pelo fim da violência e na defesa dos direitos humanos.

O Arcebispo Dom Muniz é paraibano, assumiu a Arquidiocese de Maceió no dia 04 de fevereiro de 2007 e tem desenvolvido importantes projetos sociais que beneficiam pessoas marginalizadas (dependentes químicos, moradores de rua, vítimas das enchentes e gestantes carentes). “As homenagens são fruto do trabalho de toda a Igreja. Agradeço a gentileza e amabilidade pelas homenagens, mas digo que estes títulos não são meus e sim da igreja. Este é o reconhecimento da seriedade de todo o nosso trabalho. A Vida é sempre mais importante. Este é o motivo que nos para sermos pastores ” – finalizou o arcebispo.

http://arquidiocesedemaceio.org.br/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário